terça-feira, 31 de julho de 2012

Segundo dia de oficina com Estrela e Porto Rico

Rivais históricas, irmãs de fé! Assim poderíamos descrever as Nações de Maracatu Estrela Brilhante do Recife e Porto Rico, que estiveram representadas aqui em Ribeirão Preto para oficinas de Maracatu de Baque Virado. As oficinas, que ocorreram no Centro Cultural Quintino II durante 24 e 25 de julho, e tiveram o apoio do Pontão de Cultura Sibipiruna, são parte do projeto "Práticas e Vivências de Música e Dança de Maracatu de Baque Virado". Nesta oficina, que já é a terceira oferecida pelo Chapéu de Sol neste ano, os batuqueiros e batuqueiras de ambas as Nações passaram técnicas, toadas e um pouco de sua vivência dentro da Cultura do Maracatu. Contando os dois dias, estiveram presentes cerca de 40 pessoas, dentre elas batuqueiros iniciantes e outros mais experientes. Agradecemos imensamente aos quatro (Deivson e Água da Nação Porto Rico; Sabrina e Isabelle do Estrela), que com uma energia muito boa escreveram mais um capítulo da história do Chapéu de Sol. Valeu!

Deivson, Sabrina, Água e Isabelle


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Entrevista dos amigos do Ingazeiro

Um dos fundadores do Grupo de Maracatu Ingazeiro de Maringá e amigo pessoal do grupo Chapéu de Sol, deu uma entrevista terça-feira falando sobre a fundação do grupo Ingazeiro e do crescimento do mesmo na cidade que fica no interior do Paraná.

Podemos dizer que João Guilherme é um irmão do Chapéu de Sol pois além de ter começado sua história no Maracatu com agente ele é irmão de um dos membros do grupo e sempre que pode esta contribuindo para crescimento do Chapéu.

Parabéns João e parabéns Ingazeiro.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Oficina no Quintino II - Primeiro Dia





Ontem a noite, no Centro Cultural do Quintino II, aconteceu o primeiro dia de oficinas com os batuqueiros Água e Deivson e as batuqueiras Sabrina e Isabele das nações de Porto Rico, e Estrela Brilhante de Recife.  Em uma roda de mais ou menos 30 pessoas o bate-papo contemplou alguns pontos interessantes da tradição, cultura e contemporaneidade do maracatu nação. Pontos como a mulher no maracatu, religiosidade, composição e origem da corte real foram tratados de forma descontraída e acessível.
A oficina se estende hoje durante todo o dia, sendo que nessa segunda parte será focada a prática.
Num formato pouco usual, pra não dizer quase inédito, membros de duas nações se reúnem para ministrar a oficina em conjunto. Esse encontro faz parte do projeto "Práticas e Vivências de Música e Dança de Maracatu de Baque Virado" aprovado em 2011 pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura e do Pontão de Cultura Sibipiruna.






terça-feira, 24 de julho de 2012

Arrastão nas ruas do Quintino II

Com o intuito de convidar a população das proximidades para as oficinas de Maracatu que aconteceriam no Centro Cultural do Quintino II, o Grupo de Maracatu Chapéu de Sol realizou um arrastão pelas ruas do bairro no domingo dia 22 de julho de 2012. Agradecemos a todos os moradores que nos prestigiaram e contribuiram para que a nossa passagem fosse com prazer e alegria!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Chapéu de Sol encanta no "Revirarua"

O Grupo de Maracatu Chapéu de Sol realizou no último sábado (dia 21 de julho de 2012) uma linda apresentação como parte do projeto  "Revirarua - reconhecendo o centro da cidade", uma realização do Grupo Teatral Engasga Gato. Neste mesmo dia, antes do Chapéu iniciar o baque, o Grupo Teatral Contadores de Mentira, de Suzano/SP, apresentou uma linda peça chamada "Curra - Temperos sobre Medéia" com singos e personagens do Candomblé. A noite na UGT foi maravilhosa e com muito axé por parte de todos! Agradecemos imensamente a oportunidade de poder integrar este evento que valoriza o nosso patrimônio histórico e a nossa Cultura.



Mais detalhes sobre o Festival "Revirarua" no panfleto abaixo:




sábado, 21 de julho de 2012

Oficina traz batuqueiros e batuqueiras de duas Nações pernambucanas

Contemplado no Programa de Incentivo a Cultura, o projeto "Práticas e Vivências de Musica e Dança de Maracatu de Baque Virado", organizado pelo grupo Chápeu de Sol em conjunto com a Secretária de Cultura da cidade de Ribeirão Preto, realiza mais uma atividade nesta semana. Na terça (24/07) e quarta (25/07) teremos oficinas gratuitas, inéditas e exclusivas ministradas pelos batuqueiros Água (Luiz Silva) e Deivson da Nação Porto Rico, fundada em 1916 e com as batuqueiras Sabrina e Isabelle da Nação Estrela Brilhante de Recife, fundada em 1906. Duas das Nações de Maracatu de Baque Virado mais tradicionais e antigas de Recife presentes em Ribeirão Preto. Confira mais detalhes no cartaz:



Como chegar no Centro Cultural Quintino II

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Documentário "Se Vira Ribeirão"


Documentário do evento "Se Vira Ribeirão - Virada Cultural Independente" que rolou em maio aqui em Ribeirão Preto, destaque para o Chapéu de Sol no finalzinho junto com os créditos. Foi um prazer participar deste belo evento. Que venham os próximos!  

Produção: Mandala Filmes (http://www.mandalafilmes.com.br)