segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Ocupando a cidade com Maracatu

Foto Daniela Barsotti

No dia 22 de dezembro o Grupo Maracatu Chapéu de Sol participou do Ocupa Ribeirão com uma linda apresentação cultural que encantou o pessoal presente na esplanada do Teatro Pedro II, centro de Ribeirão Preto. Um salve à todos que ajudaram a construir este evento que tem como proposta principal a ocupação das ruas, praças e demais espaços da cidade com cultura e os novos ideais políticos! Esse é o caminho, que o Maracatu esteja sempre presente fazendo com que a cidade tenha mais cultura e arte nas ruas! ASÉ

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Vivência de construção de instrumentos

Responsável pela construção de grande parte dos bombos da Nação Porto Rico e forte parceiro do Chapéu de Sol, Luiz Silva, o Água, esteve mais uma vez presente em Ribeirão Preto. Dessa vez, veio para uma missão mais que especial: construir seis novos tambores para o Grupo Maracatu Chapéu de Sol. Além disso, também foram iniciados vários agbes, com participação da batuqueira Jussara da Cia. Caracaxá e do Baque das Ondas, SP.
            Ao todo, foram 6 dias de muito trabalho e dedicação (de 26 de nov a 1º de dez), um trabalho em grupo e que teve um resultado fantástico. Aqueles que não conheciam o processo de “nascimento” dos instrumentos do Maracatu de Baque Virado agora podem dizer que sim. Nossos agradecimentos ao casal Água e Jussara, que com muito carinho e respeito trouxeram a estas terras um pouco do seu conhecimento. Gratidão e muito axé!


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra no Orùnmilá

Pelo segundo ano consecutivo levamos o nosso axé para o Centro Cultural Orùnmilá no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra. Juntamente com outros grupos, como o Afoxé Omó Orùnmilá, saudamos a memória de Zumbi dos Palmares e de todos os bravos guerreiros e guerreiras negras que, ao longo dos séculos, ajudaram a manter viva a cultura afrodescendente no Brasil. Nós, do Grupo Maracatu Chapéu de Sol, agradecemos o convite para poder atuar junto com tanta gente de axé!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Chapéu de Sol no EncontroS


No último fim de semana que foi de 2 a 4 de novembro, o Chapéu de Sol teve a alegria de participar e se apresentar no Encontros • Maracatu de Baque Virado que reuniu quase 400 batuqueiros de maracatu na cidade de Serra Negra/SP. Além disso, pudemos conhecer alguns Mestres e suas respectivas nações como, por exemplo, a Nação Estrela Brilhante do Recife e a Nação Maracatu Porto Rico. Tivemos também o orgulho de conhecer o Mestre Teté da Nação Almirante do Forte que tem 81 anos e uma vitalidade incrível. Agradecemos aos organizadores e a todos que colaboraram para esse evento maravilhoso acontecer! Estamos todos encantados e ainda mais apaixonados por essa linda cultura!


Salve Pernambuco! Salve Maracatu! Salve nossos Mestres! Asé!


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Chapéu de Sol no 2° Reggae no Parque


O Parque Maurílio Biagi recebeu, no dia 2 de setembro de 2012, o 2° Reggae no Parque que foi realizado pelo Coletivo Reggae Inter-SP e pelo Pontão de Cultura Sibipiruna. Nesta segunda edição, nós do Grupo Maracatu Chapéu de Sol tivemos a alegria de fazer a abertura do evento que recebeu cerca de 800 pessoas durante toda a tarde do domingo. Agradecemos aos organizadores a possibilidade de levar um pouco do Maracatu de Baque Virado para este lindo parque ecológico, que também contou com bandas de reggae e sound sistem. Que venham os próximos, sempre com o intuito de valorizar os grupos locais e ocupar os espaços públicos da cidade! Asé!



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Nossa próxima apresentação

II Diálogos em Maracatu - Curitiba/PR

No último final de semana rolou em Curitiba o II Diálogos em Maracatu, com a presença do Mestre Shacon Viana, da Nação Porto Rico, e da Mestra Joana Cavalcante, da Nação Encanto do Pina. Foram 3 dias, contando com oficinas comandadas pelos mestres, palestra e um cortejo de 3 horas pelo centro da cidade. O Chapéu de Sol esteve representado com um de seus batuqueiros e agradece pela possibilidade de vivenciar esse axé com a galera do sul. Uma produção do Grupo Maracatu Itá. Clicando aqui você confere as fotos do evento no Facebook do Itá.


terça-feira, 31 de julho de 2012

Segundo dia de oficina com Estrela e Porto Rico

Rivais históricas, irmãs de fé! Assim poderíamos descrever as Nações de Maracatu Estrela Brilhante do Recife e Porto Rico, que estiveram representadas aqui em Ribeirão Preto para oficinas de Maracatu de Baque Virado. As oficinas, que ocorreram no Centro Cultural Quintino II durante 24 e 25 de julho, e tiveram o apoio do Pontão de Cultura Sibipiruna, são parte do projeto "Práticas e Vivências de Música e Dança de Maracatu de Baque Virado". Nesta oficina, que já é a terceira oferecida pelo Chapéu de Sol neste ano, os batuqueiros e batuqueiras de ambas as Nações passaram técnicas, toadas e um pouco de sua vivência dentro da Cultura do Maracatu. Contando os dois dias, estiveram presentes cerca de 40 pessoas, dentre elas batuqueiros iniciantes e outros mais experientes. Agradecemos imensamente aos quatro (Deivson e Água da Nação Porto Rico; Sabrina e Isabelle do Estrela), que com uma energia muito boa escreveram mais um capítulo da história do Chapéu de Sol. Valeu!

Deivson, Sabrina, Água e Isabelle


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Entrevista dos amigos do Ingazeiro

Um dos fundadores do Grupo de Maracatu Ingazeiro de Maringá e amigo pessoal do grupo Chapéu de Sol, deu uma entrevista terça-feira falando sobre a fundação do grupo Ingazeiro e do crescimento do mesmo na cidade que fica no interior do Paraná.

Podemos dizer que João Guilherme é um irmão do Chapéu de Sol pois além de ter começado sua história no Maracatu com agente ele é irmão de um dos membros do grupo e sempre que pode esta contribuindo para crescimento do Chapéu.

Parabéns João e parabéns Ingazeiro.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Oficina no Quintino II - Primeiro Dia





Ontem a noite, no Centro Cultural do Quintino II, aconteceu o primeiro dia de oficinas com os batuqueiros Água e Deivson e as batuqueiras Sabrina e Isabele das nações de Porto Rico, e Estrela Brilhante de Recife.  Em uma roda de mais ou menos 30 pessoas o bate-papo contemplou alguns pontos interessantes da tradição, cultura e contemporaneidade do maracatu nação. Pontos como a mulher no maracatu, religiosidade, composição e origem da corte real foram tratados de forma descontraída e acessível.
A oficina se estende hoje durante todo o dia, sendo que nessa segunda parte será focada a prática.
Num formato pouco usual, pra não dizer quase inédito, membros de duas nações se reúnem para ministrar a oficina em conjunto. Esse encontro faz parte do projeto "Práticas e Vivências de Música e Dança de Maracatu de Baque Virado" aprovado em 2011 pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura e do Pontão de Cultura Sibipiruna.






terça-feira, 24 de julho de 2012

Arrastão nas ruas do Quintino II

Com o intuito de convidar a população das proximidades para as oficinas de Maracatu que aconteceriam no Centro Cultural do Quintino II, o Grupo de Maracatu Chapéu de Sol realizou um arrastão pelas ruas do bairro no domingo dia 22 de julho de 2012. Agradecemos a todos os moradores que nos prestigiaram e contribuiram para que a nossa passagem fosse com prazer e alegria!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Chapéu de Sol encanta no "Revirarua"

O Grupo de Maracatu Chapéu de Sol realizou no último sábado (dia 21 de julho de 2012) uma linda apresentação como parte do projeto  "Revirarua - reconhecendo o centro da cidade", uma realização do Grupo Teatral Engasga Gato. Neste mesmo dia, antes do Chapéu iniciar o baque, o Grupo Teatral Contadores de Mentira, de Suzano/SP, apresentou uma linda peça chamada "Curra - Temperos sobre Medéia" com singos e personagens do Candomblé. A noite na UGT foi maravilhosa e com muito axé por parte de todos! Agradecemos imensamente a oportunidade de poder integrar este evento que valoriza o nosso patrimônio histórico e a nossa Cultura.



Mais detalhes sobre o Festival "Revirarua" no panfleto abaixo:




sábado, 21 de julho de 2012

Oficina traz batuqueiros e batuqueiras de duas Nações pernambucanas

Contemplado no Programa de Incentivo a Cultura, o projeto "Práticas e Vivências de Musica e Dança de Maracatu de Baque Virado", organizado pelo grupo Chápeu de Sol em conjunto com a Secretária de Cultura da cidade de Ribeirão Preto, realiza mais uma atividade nesta semana. Na terça (24/07) e quarta (25/07) teremos oficinas gratuitas, inéditas e exclusivas ministradas pelos batuqueiros Água (Luiz Silva) e Deivson da Nação Porto Rico, fundada em 1916 e com as batuqueiras Sabrina e Isabelle da Nação Estrela Brilhante de Recife, fundada em 1906. Duas das Nações de Maracatu de Baque Virado mais tradicionais e antigas de Recife presentes em Ribeirão Preto. Confira mais detalhes no cartaz:



Como chegar no Centro Cultural Quintino II

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Documentário "Se Vira Ribeirão"


Documentário do evento "Se Vira Ribeirão - Virada Cultural Independente" que rolou em maio aqui em Ribeirão Preto, destaque para o Chapéu de Sol no finalzinho junto com os créditos. Foi um prazer participar deste belo evento. Que venham os próximos!  

Produção: Mandala Filmes (http://www.mandalafilmes.com.br)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Chapéu de Sol na Virada Cultural Independente de Ribeirão



Quando surgiu a notícia de que Ribeirão Preto perderia a Virada Cultural Paulista em 2012, diversos cidadãos, entre eles artistas, professores e produtores culturais, tomaram a decisão de construir uma Virada Independente. A proposta se concretizou no evento “Se Vira Ribeirão” e nós, do Grupo de Maracatu Chapéu de Sol, tivemos a alegria de participar com um pouco de Maracatu de Baque Virado.


O Chapéu se apresentou com cerca de 15 batuqueiros em plena tarde do domingo, diante de um bom público. Foram loas de várias nações de Recife, entre elas “Horizonte” do Estrela Brilhante do Recife, “O Rei Pediu” do Estrela de Igarassu e “Noite do Dendê” da Nação Porto Rico, que levou a galera ao delírio.

Créditos: Thainá Rossati

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Uma tarde de toadas da Nação Porto Rico com o contra-mestre Água

Pense num cara gente boa, que além de ter um conhecimento enorme de Maracatu e uma profunda religiosidade dentro do candomblé, ainda tem uma simpatia imensa! Esse cara é o Água que aparece aí na foto ao lado.

Contra-mestre da Nação Porto Rico, batuqueiro e confeccionador de instrumentos, Luiz Gomes da Silva, o "Água", esteve por Ribeirão Preto no dia 14 de abril ministrando uma ótima oficina com toadas e baques da sua Nação. Cerca de 30 pessoas participaram, dentre elas integrantes do Chapéu de Sol, Grupo de Maracatu Pedra de Raio (S. J. do Rio Preto), além de mais pessoas que tiveram neste dia o seu primeiro contato com o Maracatu de Baque Virado.

Esta oficina é parte do projeto "Práticas e Vivências de Musica e Dança de Maracatu de Baque Virado" aprovado em 2011 pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura e do Pontão de Cultura Sibipiruna.

Mais fotos da oficina no Facebook do Chapéu de Sol, ou na página de fotos aqui do blog!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Oficina de Maracatu com o Ogan Água


Contemplado no Programa de Incentivo à Cultura (PIC - 2011), o projeto "Práticas e Vivências de Musica e Dança de Maracatu de Baque Virado", organizado pelo grupo Chápeu de Sol e realizado por este em conjunto com a Secretária de Cultura da cidade de Ribeirão Preto, continua suas atividades neste fim de semana.

Neste sábado, dia 14 de abril, teremos mais uma oficina gratuita ministrada pelo batuqueiro e Ogan Água (Luiz Silva) um dos contra-mestres da Nação Porto Rico, uma das Nações de Maracatu de Baque Virado tradicionais mais antigas de Recife, fundada em 1916.

A oficina será realizada na sede do Pontão de Cultura Sibipiruna, a UGT, que está situada na Rua José Bonifácio, nº. 59, Centro de Ribeirão Preto. A oficina terá início as 14h e o término está previsto para as 19h.

Clique aqui para mais informações sobre a primeira oficina do projeto "Práticas e Vivências de Musica e Dança de Maracatu de Baque Virado".

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down - 24 de março

A convite da Rib Down, Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto, nós do Chapéu de Sol tivemos o prazer de participar do Dia Internacional e compor a série de atividades culturais e esportivas que ocorreram no Parque Curupira.

Na foto ao lado, um dos garotos com Down toma a baqueta do nosso tocador Luis Henrique e entra no baque. Quando a mãe dele disse que não podia, ficou bravo que só ele!

Obrigado Rib Down! Para saber mais sobre esta instituição clique aqui.


segunda-feira, 19 de março de 2012

O baque do Chapéu de Sol movimentou Orlândia


A convite dos orlandinos Carlucho, Jovito e Serafim, o bloco carnavalesco "Os Alegrões" e o Grupo de Maracatu Chapéu de Sol tiveram a missão de levar um pouco das festividades realizadas no carnaval de Ribeirão Preto para a bela cidade de Orlândia.

Em plena tarde de sábado, a população local se deparou com um lindo cortejo, que primeiro contou com a alegria das marchinhas de carnaval na voz de Carlos Tampa e cia. Logo após, na praça Mário Furtado, começou o Maracatu de baque virado com o Chapéu de Sol, sempre sob os olhos atentos das crianças, adultos, senhores e senhoras da cidade.

Agradecemos a oportunidade de levar um pouco desta cultura a mais uma cidade da região. Nosso papel, além de pesquisar e praticar o Maracatu, é também difundir, sempre referenciando as grandes nações e mestres. Agradecemos também o apoio da Prefeitura local e da Secretaria de Cultura através da secretária Josy Mendonça. Obrigado.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Muito calor humano na esplanada do Pedro II no domingo de carnaval

No domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro, milhares de pessoas acompanharam o cortejo do bloco "Os Alegrões" e depois puderam brincar Maracatu de baque virado com o Grupo Chapéu de Sol na esplanada do Teatro Pedro II.

Foram quase 2 horas de loas e toadas tradicionais das nações de Pernambuco, onde se pôde notar a força dos tambores na expressão das pessoas que ficaram ao redor do baque! Sensacional!

A tocada de carnaval é a grande aparição do Chapéu de Sol, que a cada ano se torna mais conhecido na cidade.

Lembrando que o nosso grupo visa difundir e praticar parte da cultura do Maracatu Nação ou de baque virado, sempre com responsabilidade, pesquisa e consciência. Acreditamos que a energia recebida neste carnaval é uma mostra de que o trabalho é sólido!

Nossos ensaios são abertos todas as quartas-feiras a partir das 19h30 na UGT, Rua José Bonifácio nº 59, Centro.

Mais fotos aqui.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Domingão tem a zuada de carnaval com "Os Alegrões"

Neste domingo de carnaval (19/02) o Chapéu de Sol estará mais uma vez junto com o bloco de rua "Os Alegrões" levando um pouco do Maracatu de baque virado pras ruas de Ribeirão. A brincadeira será por volta das 18h00 logo após o cortejo, na esplanada do Teatro Pedro II, centro da cidade.

Lembrando que neste ano "Os Alegrões" estão homenageando a cultura do Maracatu, confira a letra da marchinha "Maracatu Sá Iaiá" clicando aqui.

Até lá meu povo!

Valeu Rochedo!

Na última sexta-feira alguns integrantes do Chapéu de Sol participaram do pré-carnaval do Grupo Rochedo de Ouro, em São Carlos. Agradecemos a oportunidade, valeu Rochedo!



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pré-carnaval 2012 com "Os Alegrões"



No dia 12 de fevereiro o Grupo de Maracatu Chapéu de Sol balançou o Jd. Irajá em Ribeirão Preto, logo após a festa do bloco carnavalesco "Os Alegrões", que neste ano homenageia a cultura do Maracatu. Contamos com a presença do Grupo Rochedo de Ouro de São Carlos, que trouxe também muita energia pra oferecer pras milhares de pessoas que estavam presentes nesse evento (vídeo). Na rua e com calor humano, como pede a tradição! Dia 19 tem mais no centro da cidade!



Oficina com o Grupo Rochedo de Ouro de São Carlos

No sábado dia 11 de fevereiro de 2012 aconteceu a primeira oficina do projeto "Práticas e Vivências de Musica e Dança de Maracatu de Baque Virado" aprovado em 2011 pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto. A oficina foi ministrada por integrantes do Grupo Rochedo de Ouro de São Carlos e teve como espaço de realização a Ong Aptus, localizada no bairro Ipiranga, zona norte de Ribeirão Preto.

Na oficina, algumas das pessoas presentes tiveram o seu primeiro contato com a cultura do Maracatu, podendo assim conhecer os instrumentos musicais, seus sons e os movimentos da dança. Outros, mais familiarizados, puderam interagir e trocar experiências entre si, enriquecendo assim seu repertório de conhecimentos sobre essa cultura tipicamente pernambucana.

Pessoas de todas as idades participaram desta primeira oficina realizada pelo Grupo Chapéu de Sol, que contou com 4 horas de prática intensa de Maracatu. Em breve serão divulgadas as novas oficinas.


terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Carnaval do Chapéu

O carnaval ta chegando e agente ta ensaindo firme pra fazer uma zuada bonita.
Esse ano os festejos serão:

12/02/2012 - Pré Carnaval no Jardim Irajá
Concentração na Praça Augusto P. Mazza às 16h
(Rua Thomaz Nogueira Gaia com Rua Chile)

19/02/2012 - Domingo de Carnaval, às 16h
Praça Sete de Setembro até a Esplanada do Theatro Pedro II

Maracatu com TUTU

Sexta dia 10/02 estaremos tocando no GOA Lounge na festa TUTU BATUTA


segue a programação:


11h00 professor alcides ( bagaceiras´ grooves )
11h45 juliano vituri ( samba-jazz + samba de gafieira )
00h30 maracatu chapéu de sol
01h00 simone duboc ( frevos e fervos )
01h45 xarope aka shareid ( marchinhas + pancadões + samba)



maiores informações: http://www.facebook.com/events/193453387420086/